(29 de Maio de 2024)

Spoofing: entenda o que é e como se proteger

Imagem sobre Spoofing: entenda o que é e como se proteger da Coprel Telecom

Que a internet não é um dos lugares mais seguros do mundo a gente já sabe, porém, é preciso estar atento às novas táticas utilizadas por criminosos em rede. O Spoofing é uma delas. Esse é um termo utilizado para se referir aos diversos tipos de falsificação de informações em comunicações eletrônicas, com o intuito de enganar sistemas, usuários e dispositivos.


Nesses casos, o criminoso cibernético se disfarça de usuário ou de dispostivo confiável, para tentar acessar suas contas, rede e, até mesmo, solicitar transferências de dinheiro. Um exemplo prático de como acontece o Spoofing é no e-mail. Imagine que você recebeu um e-mail de um amigo que, aparentemente, parece confiável, porém, ao abrir o e-mail você se depara com uma mensagem duvidosa. Essas mensagens, muitas vezes, vêm acompanhadas de links, que levam às ações criminosas.


Isso acontece porque o e-mail foi enviado por criminosos virtuais que se disfarçam de amigos, familiares e colegas de trabalho para induzir você, usuário, a fazer uma transferência de dinheiro ou liberar acesso a um sistema. Esse disfarce ocorre por meio da falsificação do endereço de e-mail do remetente. Esses e-mails falsificados podem, também, conter anexos que ao serem abertos instalam malware ou vírus em seu dispostivo.


O Spoofing de IP é direcionado principalmente a uma rede. Nesses casos, o invasor tenta obter acesso a um sistema, por meio do envio de mensagens com um endereço IP falso ou, até mesmo, disfarçado como um endereço confiável. Para conseguir esse acesso, os criminosos alteram o endereço IP de um pacote de dados, para “mascarar” a verdadeira origem da comunicação.


O Spoofing também pode acontecer em ligações telefônicas, navegação em sites e por aí vai. Por isso, é importante sempre “estar com um pé atrás” sobre tudo que parece duvidoso. Fique atento aos e-mails, números de telefone e, ao visitar um site, preste atenção em seu comportamento. Sempre que achar algo suspeito, saia do site e verifique se aquele é mesmo o site oficial da empresa ou instituição.


Para te ajudar nessa segurança, você pode contar com o Coprel Security um serviço digital da Coprel Telecom. Ele é um filtro de DNS que oferece segurança à sua rede, por meio do bloqueio de sites nocivos, phising e malware e anúncios e rastreadores.


Vem ser Coprel Telecom e fique seguro!

Compartilhe este post:
 Facebook Linkedin WhatsApp
Whatsapp Discoprel
Developed by Agência Jung