(17 de Maio de 2024)

Dia Mundial da Internet: o que conquistamos para facilitar nosso dia a dia até aqui?

Imagem sobre Dia Mundial da Internet: o que conquistamos para facilitar nosso dia a dia até aqui? da Coprel Telecom

A internet nos possibilita fazer muitas coisas, como conhecer e se conectar com novas pessoas e culturas, receber e transmitir informações, fazer compras, aprender novas receitas e muito mais. É possível dizer que a internet revolucionou a forma como vivemos e nos comunicamos em sociedade. No Dia Mundial da Internet, vamos refletir sobre um pouco do que conquistamos por meio dela.

Vem com a gente!

Podemos dizer que o surgimento e desenvolvimento da internet foi um divisor de águas para tudo que torna nosso dia a dia mais confortável atualmente. Hoje, não precisamos mais ir ao banco, por exemplo, claro, com exceção a alguns casos em que se deslocar fisicamente é inevitável. Porém, a grande maioria das “burocracias bancárias” pode ser resolvida de forma digital, por meio de aplicativos e atendentes virtuais.

Foi graças a internet que, hoje, quando decidimos viajar para algum lugar, conseguimos planejar um roteiro, aprender a língua nativa do local, entender melhor a cultura de determinado país ou região e estabelecer conexões com quem já está lá. Antes da internet, isso era praticamente impossível ou, pelo menos, bem complicado. Agora você pode, até mesmo, visitar o local sem sair de casa, por meio do Google Maps. Revolucionário, não é?

A internet foi essencial para democratizar o acesso ao conhecimento e à informação. O que antes era veiculado apenas em jornais impressos diários, televisões e rádios, hoje, está, literalmente, na palma da nossa mão. Basta pesquisar sobre o assunto na internet e pronto, você terá diversos materiais jornalísticos para se informar, sem depender de um único veículo de comunicação.

Além disso, também há as redes sociais, que facilitaram ainda mais o acesso à informação e auxiliaram a amplificar diversas pautas sociais. Elas também são, atualmente, o principal ponto de contato e conexão entre a sociedade. Pense em quantas pessoas você só consegue manter contato devido às redes sociais ou naquelas que você conheceu por meio delas.

O Dia Mundial da Internet foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006. O principal objetivo foi mostrar que a inclusão digital é uma conquista da humanidade, afinal, crescemos muito enquanto sociedade devido a ela. O fato é: a internet globalizou nossas relações e modificou nossa visão de mundo. Que tal usarmos o dia de hoje para pensarmos nas coisas boas que podemos aprender com esse acesso cada vai mais fácil à informação por meio da internet?

Compartilhe este post:
 Facebook Linkedin WhatsApp
Whatsapp Discoprel
Developed by Agência Jung