(02 de Janeiro de 2023)
Autor: Coprel Telecom
Para comportar a crescente demanda por mais velocidade, bem como o aumento do número de clientes conectados, a Coprel Telecom realiza investimentos constantes em toda a rede de fibra ótica. Pela rede principal, chamada de backbone, passa todo o tráfego de internet dos clientes, e desde sua construção há 10 anos (2012), já foram feitas duas ampliações de capacidade. Recentemente, investindo mais de R$ 3 milhões, a Coprel Telecom reestruturou o backbone com a rede DWDM (Multiplexação por divisão de comprimento de onda) com capacidade de 400 Gbps.
A ampliação da capacidade da rede se faz necessária para atender o número crescente de conexões e também a ampliação das velocidades dos planos. Quando o backbone de fibra ótica da Coprel Telecom foi construído, em 2012, os planos de internet comercializados eram de 1 a 10 Mbps. Hoje, os planos residenciais partem de 300 Mbps e chegam até a 1 Gbps (o equivalente a 1.000 Mbps). Em planos empresariais, a Coprel Telecom já entrega velocidades de 5 Gbps.
As velocidades dos planos vão sendo melhoradas para comportar a maior demanda dos equipamentos e maios qualidade das aplicações via web que demandam maior banda. Para comportar estes upgrades, em 2018 a Coprel fez a primeira ampliação do backbone, passando de 10 Gbps para 60 Gbps. Hoje, todo o tráfego dos mais de 45 mil clientes da Coprel Telecom ainda não atinge simultaneamente a capacidade total da rede, mas a expectativa da equipe de engenharia era de que, em um ano, seria necessária uma ampliação. Antecipando-se à demanda, em outubro foi instalada a rede DWDM com capacidade de 400 Gbps. “DWDM é uma tecnologia que a gente consegue jogar vários canais de luz em uma única fibra. E cada canal de luz comporta uma capacidade de banda de internet. A Coprel sempre acompanhando o movimento do mercado e o crescimento de clientes, decidiu investir o quanto antes e está preparada para oferecer cada vez mais velocidade e qualidade”, destaca o engenheiro e orientador da Coprel Telecom, Leandro Mazzola.
Este investimento confere ainda mais solidez, qualidade e capacidade de crescimento para a Coprel Telecom. Esta tecnologia, que fica “escondida” nos cabos de fibra, faz toda a diferença para a qualidade e capacidade da rede. Além da rede, foi instalado um datacenter secundário em Marau, que atua de forma conjunta aos datacenters principais instalados em Ibirubá e Passo Fundo.
Para simplificar tudo o que falamos, vamos comparar a rede da Coprel Telecom a uma rodovia de alta velocidade, com várias pistas, como a Freeway. Quando a Coprel Telecom construiu sua rede para comercializar internet, em 2012, esta “rodovia” tinha 10 pistas. Hoje, apenas 10 anos depois, já são 400 pistas. Mesmo multiplicando inúmeras vezes o número de clientes (carros) passando pela rede (pista), e aumentando muito a capacidade de banda (velocidade), não haverá chance de haver um “congestionamento” na rede da Coprel.
Este investimento faz parte do compromisso da Coprel Telecom em oferecer uma conexão de qualidade, atendimento rápido e eficaz, conectando cada vez mais famílias e cooperantes.