(11 de Agosto de 2023)
Autor: Coprel Telecom
Para quem já conta com acesso à internet de qualidade, com a estabilidade e segurança da fibra ótica, talvez seja difícil imaginar a realidade de quem não consegue sequer fazer uma chamada de vídeo sem cortes. Ou precisa esperar minutos para abrir um arquivo recebido ou enviar algum documento. Ou pior: sequer ter acesso à internet em seu dia a dia.
Ter uma conexão com alta velocidade e estabilidade era o sonho dos cooperantes da Coprel, especialmente os que residem no interior. Esta já é uma realidade em grande parte dos municípios de nossa área de cobertura. A Coprel, comprometida em atender a demanda dos cooperantes que já contam com os serviços da cooperativa no fornecimento de energia elétrica por internet de qualidade, passou a investir com a Coprel Telecom na construção de redes de fibra ótica no interior.
Esta iniciativa passou a contar com a participação do poder público dos municípios, com o objetivo de universalizar o acesso à internet fibra ótica para toda população, tanto urbana como rural.
Recentemente, três municípios da região de atuação da Coprel Telecom tiveram suas redes de fibra concluídas em 100% da área do município. Condor, Ibiaçá e Vila Lângaro, que investiram para oferecer à toda a população a possibilidade de ter acesso à internet via fibra ótica e multisserviços possibilitados pela tecnologia.
Condor
Reconhecida pelo alto padrão tecnológico empregado na agricultura, o município compreendeu a importância de levar internet a todos os produtores, e para isso foram construídos mais de 250 quilômetros de rede de fibra ótica. Valmir Land, prefeito de Condor, sublinha o papel crucial da tecnologia para a prosperidade rural: "Percebemos que hoje as pessoas estão retornando ao meio rural e a criança, o aluno, a empresa, as atividades rurais dependem da tecnologia e da internet." Eliéu Rodrigues, cooperante da Linha Divisa, celebra a qualidade de vida proporcionada pela fibra ótica: "A chegada da internet de fibra trouxe muito conforto pra nós."
Vila Lângaro
A Coprel tem um histórico de serviços muito valorizado em Vila Lângaro, pois fornece energia para 100% do município. Agora com a Coprel Telecom, toda a cidade e o interior também contam com a infraestrutura de fibra ótica de última geração. Foram 160 quilômetros de rede de fibra construídos. O cooperante Gilmar Secco expressa a satisfação da comunidade com essa iniciativa: "A gente está feliz, porque a Coprel está investindo muito no interior. Com a fibra ótica melhorou muito para a comunicação, a facilidade de pagar boletos sem precisar ir no banco." O prefeito Anildo Costella também expressa sua satisfação com o sucesso do projeto. “As famílias estão muito contentes e isso nos deixa feliz, porque nós estamos atendendo os anseios da nossa população”.
Ibiaçá
No município de quase 5 mil habitantes, foram necessários mais de 240 quilômetros de rede para trazer a conectividade de ponta a ponta, em 100% do município. O prefeito Ulisses Secchin enfatiza como essa transformação fortaleceu a parceria entre município e cooperativa: "Este projeto fortificou a parceria que o município tem com a Coprel. Impossível falar de internet sem falar de tecnologia." Para Willian Germiniani, produtor local, a fibra ótica representa a possibilidade de uma sucessão familiar: "Com internet de qualidade, agora para o jovem, há possibilidade de fazer uma faculdade, até mesmo à distância, assim trazendo mais conhecimento para o interior."
Estes municípios tem em comum a conexão da Coprel Telecom, mas também estão unidos por uma visão compartilhada de desenvolvimento, oportunidade e inclusão digital. A cooperação entre a Coprel, prefeituras e produtores promove um futuro mais conectado, onde a vida no interior não é mais limitada, mas sim, é uma fonte de infinitas possibilidades.